Release

Oficina de Jogos Teatrais na Comunidade de São Braz

A Associação Vaga Lume, atua em Santarém desde o ano de 2000. Suas ações são voltadas ao fomento da leitura e escrita, democratização de acesso ao livro, valorização cultural e protagonismo de pessoas, implantando bibliotecas comunitárias através do Programa Expedição e Educação para o desenvolvimento Sustentável e valorização do meio ambiente através do Programa Rede dos Vaga Lumes. Santarém vem sendo destaque no cenário Nacional recebendo convites para participar de eventos importantes como Rio + 20 – RJ – 2012; 2º Congresso Amazônia em Foco – SP – 2012; Comitê de Educação Ambiental – SP – 2012; Comitê de Educação Ambiental – SP – 3013.

O programa Rede dos Vaga Lumes desenvolvido em Santarém desde 2010, atende adolescentes que fazem estudo e troca de correspondências com outros adolescente. Em 2013 20 adolescentes de São Braz trocam experiências ambientais com outros da comunidade 22 de Dezembro de Ouro Preto do Oeste – Roraima.
Os adolescentes se reúnem uma vez por semana para discutirem assuntos referentes aos problemas ambientais de São Braz. Os encontros ocorrem no formato de oficinas, palestras, rodas de conversas, passeios, excursões, seminários, etc.
Nesta segunda, os adolescentes participarão de uma oficina de jogos teatrais ministrado pela profª. Suelen dos Santos, que abordará o tema de educação ambiental de forma cênica, preparando os adolescentes para apresentarem o espetáculo “Lixo Amontoado, Ratos Assanhados”.

Data: 02 de Setembro
Horário: 14h às 16h
Na Esc. Boaventura Queiroz – São Braz

APRESENTAÇÃO DO PROJETO “REDE FAMILIAR”

A equipe de educadores da Rede Vaga lume reunirá com pais e adolescentes da Escola Boaventura, às treze horas para juntos socializarmos os trabalhos desenvolvidos pelos adolescentes e recebido do par de trocas no primeiro semestre. Na ocasião será feita a apresentação do projeto “Rede Familiar”: Reciclagem de papel e confecção de Adornos que visa envolver a família nesse processo de reciclagem  de papel  com lixos oriundos da sala de aula montando assim na escola um laboratório. O encontro seguirá com a 16° oficina em que os adolescentes participarão de uma palestra com o tema “Diga não ao desperdício de papel” proferido pela profª. Joelma Viana abordando o processo de produção do papel, os benefícios para a sociedade e os malefícios causados pelo uso indevido do lixo (papel) no processo da queima.

VAGA LUME SANTARÉM REALIZA ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO.

A Vaga Lume é uma organização social de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 2001 a partir da crença que o investimento em pessoas é a melhor estratégia para a transformação de uma realidade. Desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente por meio do trabalho voluntário em 23 municípios da Amazônia Legal Brasileira, e também na cidade de São Paulo, onde está sediada.

Santarém é contemplado com os dois programas da Vaga Lume, o Rede Vaga Lume (desde 2010), que trabalha a educação para o desenvolvimento sustentável com adolescentes da escola Boaventura Queiroz da comunidade de São Braz – Eixo Forte através de intercâmbio cultural com adolescentes da comunidade 22 de dezembro de Ouro Preto do Oeste – Rondônia e o programa Expedição (desde 2001) com a implantação e gestão de 10 bibliotecas comunitárias, valorização cultural e protagonismo de pessoas em comunidades de rios e planalto.

No período de 12 a 14 de agosto de 2013, a equipe Vaga Lume de Santarém, realizará o Encontro de Supervisão de Mediadores de Leitura, com objetivo de dar a devolutiva do Encontro Representantes ocorrido em julho em São Paulo; avaliar e alinhar o planejamento dos programas EXPEDIÇÂO e REDE VAGA LUME.

No dia 12, na escola Boaventura Queiroz-São Braz, das 13h30 – 16h00 a equipe reunirá os pais e adolescentes da Rede para socializarem e analisarem os resultados das ações desenvolvidas no primeiro semestre, articularem e planejarem as ações para o segundo semestre, bem como a implantação do projeto “REDE FAMILIAR: Reciclagem de Papel e Confecção de Adornos”, que visa trabalhar junto a família o reaproveitamento do papel produzido como lixo em sala de aula implantando assim na escola, um Laboratório de Reciclagem de Papel e confecção de adornos.

No dia 13 e 14, no Parque da Cidade, das 8h30 – 11h30 e 13h30 – 16h00 a coordenação local, reunirá com os Agentes Vaga Lume responsáveis pelas Bibliotecas Comunitárias e Equipe Local, com o propósito de a) fazer a devolutiva do Encontro de Representantes 2013 ocorrido de 15 a 20 de julho em São Paulo, redefinição do organograma e definição de papeis dos agentes Vaga Lume no município; b) avaliarem as ações do primeiro semestre diagnosticando os pontos fortes, fracos e principais fatores de interferência; c) alinhar o planejamento municipal, traçando ações impactantes inovadoras para o segundo semestre de 2013 e d) gerais: entrega de certificados de voluntários 2012; entrega de camisas; livro de memória da comunidade 3013/2; prazos de devolutivas de documentos e inscrição para o  Programa Rede 2014.

VAGA LUME SANTARÉM RECEBE TRABALHO DE TROCA DE OURO PRETO DO OESTE – RO

 Após o período de férias a Rede Vaga Lume de Santarém Retorna as suas atividades com os adolescentes da Escola Boa Ventura Queiroz – São Braz, nesta Segunda feira (05/08/2013).

Onde os mesmos irão participar do Encontro de Socialização do Material de Troca, que foi realizado enviado pelos adolescentes da Escola 22 de Dezembro – Ouro Preto do Oeste – RO, no Horário de 14h30min às 16h30min

OS ADOLESCENTES DA REDE VAGA LUME – SÃO BRAZ ESTARÃO FIXANDO PLACAS EDUCATIVAS NA COMUNIDADE 

Neste dia 10 de junho, em continuidade a ação comemorativa ao dia do meio ambiente, os adolescentes da Rede Vaga Lume da escola Boa Ventura Queiroz – São Braz estarão discutindo a temática “Diversidade cultural e o meio ambiente”, após a discussão do tema, sairão pela escola e comunidade fixando placas educativas de a fim de sensibilizarem os moradores sobre a importância de se preservar o meio ambiente em que vivem.

Local: Escola Boa Ventura Queiroz

Horário: 13h30 – 15h30

OS ADOLESCENTES DA REDE VAGA LUME SANTARÉM REALIZARÃO SEMINÁRIO PARA SOCIALIZAÇÃO 

Os adolescentes da Rede Vaga Lume Santarém, realizarão no dia 05 de junho de 2013 um seminário em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente para socialização dos  trabalhos confeccionados com alunos do 3º e 4º ano (matutino) da Escola Municipal Boaventura Queiroz – São Braz.

Responsável pela Atividade: Profa. Lucinéia

Data: 05 de Junho de 2013

Hora: 08h – 11h

Local: Escola Municipal Boaventura Queiroz – São Braz

VII ENCONTRO COM O TEMA: PROTAGONISMO

A Rede Vaga Lume dando continuidade em suas atividades na Comunidade de São Braz estará realizando o VII Encontro com o tema: Protagonismo, onde os adolescentes participantes da Rede estarão desenvolvendo essa atividade por meio de dinâmicas, musicas pedagógica e mediação de leitura.

Data: 23 de maio
Local: Escola Municipal Boaventura Queiroz
Hora: 13h – 16h

REDE VAGA LUME REALIZA OFICINA PARA ENCERRAMENTO DO 1º TRABALHO DE TROCA

Rede Vaga Lume Realiza Oficina para Encerramento do 1º Trabalho de Troca.
Nos dias 16 e 17 de maio, as Educadoras da Rede Vaga Lume Elza Maria e Giselle Vidal realizarão oficina com os adolescentes participantes da Rede Vaga Lume em São Braz.
Na ocasião os adolescentes concluirão o 1º trabalho de troca que será enviado ao adolescentes da comunidade 22 de Dezembro em Ouro Preto do Oeste – RO. O trabalho aborda o tema “Quem Somos”, onde se apresentarão descrevendo as principais características do município, da comunidade personalidades de cada adolescentes e curiosidades sobre os pares de troca.
Horário: 13h30
Local: Escola Boaventura Queiroz – São Braz

 

IV ENCONTRO DA REDE VAGA LUME 2013 EM SÃO BRAZ – EIXO FORTE

A Rede Vaga Lume 2013 realizará na Biblioteca da Escola de São Braz o seu IV Encontro, com objetivo de disseminar a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade e nesse encontro trataremos do perfil e a intenção Material de Troca (Correspondência para Comunidade de 22 de Dezembro – Ouro Preto do Oeste – RO), distribuir papeis e responsabilidades para o grupo e no meio das atividades muita ludicidade, informação e leitura.

 Data: 03 de Maio

Local: Biblioteca Vaga Lume Escola de São Braz

Hora: 14h – 16h

VAGA LUME SANTARÉM DIVULGA RELAÇÃO DE ADOLESCENTES SELECIONADOS PARA REDE 2013.

Após o processo de divulgação, mobilização, pré-inscrição e análise a Vaga Lume Santarém divulga a relação dos selecionados a representar Santarém no intercambio da Rede Vaga Lume em 2013. Os 17 adolescentes selecionados têm entre 11 e 13 anos e terão a missão de discutir, refletir e trocar experiências acerca da Educação para o Desenvolvimento Sustentável com adolescentes da escola 22 de dezembro de Ouro Preto do Oeste – Rondônia. Durante o ano de 2013, o grupo se reunirá uma vez por semana, todas as sextas-feiras das 13h30 – 15h30 com as educadoras, quando discutirão sobre a importância de se utilizar do meio ambiente de maneira sustentável.

NOME SÉRIE IDADE
Andressa Pedroso de Oliveira 6º ano 12 anos
Clívia Santos Pereira 6º ano 12 anos
Geisa Santos de Sousa 6º ano 12 anos
Jarliane Thamiris Queiroz Lopes 7º ano 13 anos
Jarlisson Eduardo Queiroz Rodrigues 7º ano 12 anos
Kailany Yasmim Pereira da Silva 7º ano 11 anos
Márcio Magdiel Queiroz Navarro Santos 7º ano 12 anos
Matheus Henrick de Lima Ferreira 6º ano 11 anos
Naiara Ferreira Pereira 6º ano 11 anos
Odilena Branches Peixoto 6º ano 11 anos
Paula Larissa Queiroz Almeida 7º ano 11 anos
Pedro Lucas Queiroz Cohen 6º ano 11 anos
Raiane Figueiredo Paz de Lima 7º ano 11 anos
Roana Nandeara Cohen Oliveira 7º ano 13 anos
Thayanne Izenia Rocha Pereira 6º ano 11 anos
Viviane Silva Patrícia 7º ano 11 anos
Washington Elázio Rocha Cardoso 6º ano 12 anos

A REDE VAGA LUME 2013 OFICINA DE SOCIALIZAÇÃO EM SÃO BRAZ – EIXO FORTE

A Rede Vaga Lume 2013 realizará na biblioteca Vaga Lume da Escola de São Braz uma oficina de socialização e nesta ocasião será divulgado o resultado da seleção. A oficina vem com proposito de explicar aos escritos o que é a Rede e Expedição Vaga Lume os seus objetivos…

Data: 12 de Abril

Local: Biblioteca Vaga Lume Escola de São Braz

Hora: 14h – 15h30min

VAGA LUME SANTAREM ABRE INSCRIÇÕES DA REDE PARA INTERCAMBIO DE ADOLESCENTES DE SÃO BRAZ

Inicia hoje (08 de abril) as inscrições de adolescentes da comunidade de São Braz para participarem da Rede Vaga Lume 2013 e vai até o dia 12de abril. O programa Rede Vaga Lume é uma iniciativa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, realizada por meio de um intercambio de conhecimentos, experiência e aprendizados sobre cultura e meio ambiente, seu objetivo é contribuir para ampliação do olhar de adolescentes da cidade de São Paulo e de comunidades rurais da Amazônia Legal para complexidade da realidade brasileira, suas diversas culturas e relações com o meio ambiente. Santarém já foi representada por adolescentes das comunidades de Quilombo de Murumuru – 2010 e 2011 e São Braz 2012 que fizeram intercambio com as escolas Wosvald e Vera Cruz. Como resultado positivo do trabalho desenvolvidos nas comunidades, ao longo dos anos Santarém participou com adolescentes da Rede de 3 Comitês Nacional, 2 Acampamentos de Integração e da Rio + 20 e este ano será lançado o 3º livro da Rede “Meu Brasil Gigante” com participação dos adolescentes de Santarém.

Em 2013 adolescentes da Escola Boa Ventura Queiroz da comunidade de São Braz, região do Eixo-Forte, sob orientação das educadoras voluntárias Elza Maria Pereira da Silva e Gleuciane Pereira Sousa, farão intercambio com adolescentes da escola 22 de dezembro, comunidade 22 de Dezembro de Ouro Preto do Oeste – Rondônia, sob orientação dos educadores Márcia Gasperini e Claudio. A turma em Santarém será composta por 01 (um) coordenador, 03 (três) educadoras, 20 adolescentes (no máximo) com idade entre 11 e 13 anos de idade devidamente autorizados pelos pais através de documento escrito, até 03 (três) monitores de turma (adolescentes com idade superior a 14 anos que já participaram de edições anteriores da Rede) e até 03 (três) ouvintes (adolescentes acima de 14 anos que nunca participaram da Rede, porém interessados no assunto). As atividades discutirão a temática principal “Nós e Nosso Meio Ambiente” que abordará principalmente a poluição em nossos igarapés com o sub tema “O lixo em nossas águas”. Assim, os resultados oriundos das discussões e oficinas com os adolescentes (documentários, cartas, desenhos, painéis, folhetos, etc.), que depois de reproduzidos, deverão enviados a Coordenação Nacional da REDE em São Paulo, Sra. Renata Ventura que encaminhará aos adolescentes de intercâmbio em Ouro Preto do Oeste – RO.

Para participarem da Rede 2013, os alunos de 5º ao 9º ano do turno matutino, com idade entre 11 e 13 anos, com autorização dos pais, deverão procurar a biblioteca da escola para fazer uma pré-inscrição de seleção e participar dia 12 de abril, na biblioteca Vaga Lume da escola, no horário das 13h30min. às 15h30min. da primeira oficina quando será divulgado o resultado da seleção e apresentada a eles toda proposta metodológica para o ano de 2013 e assim, confirmada sua inscrição.

 

Deixe um comentário