Urucureá

  • PERFIL DA COMUNIDADE

A comunidade de Urucureá situada no município de Santarém esta localizada na região do Rio – Arapiuns.  Foi fundada em 1940 e possui atualmente 72 famílias que trabalham com artesanato da palha do Tucumã e a prática pesqueira.  A comunidade realiza diversas festas que caracterizam um pouco de sua tradição e costumes dentre essas podemos destacar o arraia junino no mês de junho, festa esportiva do clube da comunidade e a festa do Padroeiro São Miguel no mês de Setembro.

  • ESPELHO
ANO

ACERVO RECEBIDO

NUMERO DE EMPRESTIMOS

2008

150 Livros

1.468 livros

2009

152 Livros

1.046 livros

2010

50 Livros

642 livros

2011

338 livros

2012

206 livros

  • AÇÕES

Piquenique na Praia;

Mediação Escolar;

Mediação em Comunidades Circunvizinhas;

Reunião com Voluntários;

Mediação em Eventos;

Organização e Preservação do Acervo;

  •  HISTÓRICO DA BIBLIOTECA VAGA LUME

A Biblioteca Vaga Lume de Urucureá foi implantada no dia 24 de março de 2008 com uma doação inicial de 150 livros de literatura diversas, 01(uma) estante, 02 (dois) tapetes de mediação de leitura, 01 (uma) livreira e 01(um) banner. Desde sua implantação a biblioteca funciona em uma sala  da  escola Dom Pedro I sendo um local adaptado para que alunos e comunitários tenham acesso aos livros e atividades de  Mediação de leitura.No ano de 2009 recebeu a doação de mais 152 livros para fortalecimento bibliográfico da biblioteca, em três anos de funcionamento a biblioteca junto aos voluntários que passaram e estão atualmente trabalhando realizam atividades de mediação de leitura nas salas de aula da escola na comunidade e atualmente conseguiram um espaço na rádio comunitária “Cabocla” para vincularem o Programa “A Hora da Vaga Lume”, toda quarta-feira, no horário das 19h00 as 20h00, onde divulgam o trabalho da biblioteca para a comunidade de uma forma mais ampla.Em 2011  receberam a doação de mais 52 livros, 01(uma) estante e um tapete de mediação de leitura para aumentar o acervo da biblioteca e assim continuarem os trabalhos de fomento da leitura sensibilizando a todos da responsabilidade e zelo pela biblioteca comunitária.

  • REGIMENTO Finalidade da Biblioteca:

I.    Despertar o gosto pela leitura;II.    Expandir a leitura para a comunidade em geral e outras comunidades vizinhas;

III.    Buscar conhecimento através da leitura;

IV.    Viajar no mundo da leitura e acima de tudo tornar-se um grande leitor

V.    Ser aberta ao público em geral.

 

  • Dos Emprestimos de Livros:

I.   Manter o controle de entrada e saída dos livros;II.   Duração de empréstimos: 03 (três) dias, com direito a uma renovação. Quantidade máxima: 02 (dois) livros por empréstimo;III.   Devolver no prazo estabelecido;

IV.   Ter o máximo de cuidado para não danificar os livros (riscar, rasgar e perder). Caso aconteça, o usuário fará a reposição do livro.

V.   Para crianças menores de 10 anos, o empréstimo só será feito mediante a presença do seu responsável;

VI.   Os responsáveis pela biblioteca deverão explicar a respeito do regimento as pessoas que visitarem pela primeira vez. (mediante isso poderá ser feito o empréstimo);

VII.   Manter o respeito entre os responsáveis e usuários e vice-versa.

 

  • Do Horário de Funcionalento:

As Segundas, Quartas e Sextas.Manhã_07h00 as 11h00. Aos alunos intervalo (recreio)Tarde_13h30 as 17h15min. Aos alunos de 17hs00 as 17hs30m.

Aos Domingos somente pela manhã no horário das 09hs00 as 11hs00.

 

  • EQUIPE DE ATUAÇÃO

Gorete Zulair de Sousa TapajósPaulo Isidoro Imbiriba Rodrigues.Jocely Santos Pinto

Raimundo Valdemir Tapajós Conceição

  • FOTOS

Mediação de Leitura

Comunidade de Urucureá

Artesanato

Mediação de Leitura

Escola Dom Pedro I

Atividade Culturais

Radio Comunitario

Dança Regional

Entrega de Quites


5 Respostas

  1. Fico alegre ao rever o lugar onde eu nasci, ver que Deus abençou esta comunidade, PARABÉNS Urucureá. São os desejos de Jair e familia.

    • Jair é miuito legal ver que você da valor a cultura da sua comunidade.E se interessa em saber noiticias de Urucureá.Obrigada!Rosemara Tapajos

  2. Tô chegando por aí!!!! Parabéns pelo trabalho de todos!

  3. É muito bom ver os amigos e minha comunidade!

  4. Parabéns a todos os envolvidos em divulgar o nome de Urucureá para o mundo inteiro. Continuem esse trabalho maravilhoso.

Deixe um comentário